Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Geral

Relator da anistia trabalha por consenso, mas esbarra na resistência do PL e na desconfiança com o Senado

O relator da proposta de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), tem intensificado reuniões com bancadas partidárias para tentar construir um texto capaz de garantir maioria na Câmara dos Deputados

Notícias de Porto Velho
Por Notícias de Porto Velho
Relator da anistia trabalha por consenso, mas esbarra na resistência do PL e na desconfiança com o Senado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O relator da proposta de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), tem intensificado reuniões com bancadas partidárias para tentar construir um texto capaz de garantir maioria na Câmara dos Deputados. A diversidade de posições entre os partidos, porém, tem dificultado a formulação de um consenso, agravada pela desconfiança de líderes em relação ao Senado.

Nesta semana, Paulinho se encontrou com representantes de PL, PT, PSDB, Federação União/PP e Podemos, em conversas que reuniram sugestões e críticas. Na próxima terça-feira (30), ele deve se reunir ainda com as bancadas do PSD e do PCdoB.

Segundo o relator, já existe maioria favorável a um texto que reduza as penas dos envolvidos nos atos antidemocráticos. O impasse maior está no Partido Liberal (PL), que insiste na anistia “ampla, geral e irrestrita” e não aceita flexibilizações.

Leia Também:

Outro fator que pressiona a negociação é o desgaste entre as duas Casas Legislativas. Líderes partidários relataram a Paulinho da Força preocupação com a chamada PEC da Blindagem, que, segundo eles, foi alvo de quebra de acordo no Senado. O receio é que a mesma situação se repita com a anistia.

“Tem uma preocupação das bancadas, que eu senti hoje ouvindo todas, de votar e o Senado segurar. Como eu estou trabalhando para pacificar o país, não poderia deixar que essa confusão que existe hoje entre Senado e Câmara se repita”, declarou Paulinho nesta semana.

Uma reunião entre o relator e os presidentes do Congresso estava prevista para quarta-feira (24), mas acabou cancelada. A intenção inicial era apresentar o substitutivo já na segunda-feira (29). O cronograma, no entanto, deve ser adiado por causa das novas rodadas de conversas e da interlocução com o Senado.

Paulinho chegou a indicar que a votação da anistia poderia travar o andamento de outras matérias, como o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), porém, negou qualquer vinculação entre os dois temas.

Até o momento, Motta confirmou apenas que a proposta de isenção do IR será votada na próxima semana. Já o calendário da anistia segue indefinido.

FONTE/CRÉDITOS: Admin User
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!