Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Geral

Lula propõe conselho da ONU para monitorar ações climáticas

O presidente brasileiro defendeu a criação de uma entidade para dar coerência aos compromissos ambientais durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.

Notícias de Porto Velho
Por Notícias de Porto Velho
Lula propõe conselho da ONU para monitorar ações climáticas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em seu discurso na abertura da 80ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a criação de um novo conselho para monitorar as ações climáticas globais. Segundo Lula, a entidade estaria vinculada à Assembleia Geral e teria “força e legitimidade para monitorar compromissos”, garantindo maior coerência na ação climática.

O presidente destacou que a crise do clima é uma ameaça maior que qualquer conflito, afirmando que a COP30, que acontecerá em Belém, no Brasil, será a “COP da verdade”. Ele cobrou que os líderes mundiais provem a seriedade de seus compromissos e enfatizou a necessidade de todos os países apresentarem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), que são as metas de redução de emissões.

Redução do desmatamento e novo fundo

Leia Também:

Lula também citou os esforços do Brasil na redução do desmatamento na Amazônia, que, segundo ele, caiu pela metade nos últimos dois anos. O presidente ressaltou que a COP30 será uma oportunidade para o mundo conhecer a realidade da Amazônia.

Além disso, o presidente anunciou a intenção do Brasil de lançar o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, um mecanismo que visa remunerar países que mantêm suas florestas intactas. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento sustentável e combater a mudança do clima.

FONTE/CRÉDITOS: Admin User
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!