Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou em mais uma ofensiva contra o garimpo ilegal no Rio Madeira, em Rondônia. A Operação Iracema foi realizada nesta quinta-feira (25) com o objetivo de desarticular estruturas empregadas na exploração clandestina de minério e combater crimes ambientais na região.
Durante a fiscalização, as equipes localizaram e inutilizaram 29 equipamentos utilizados na atividade ilegal, entre eles dragas, embarcações e motores empregados na extração irregular de minério. Segundo os órgãos responsáveis, a destruição do maquinário ocorreu em conformidade com a legislação ambiental, diante da impossibilidade de remoção dos equipamentos encontrados no local.
A operação integra o conjunto de ações permanentes desenvolvidas pelos órgãos federais para reduzir os impactos provocados pelo garimpo ilegal no Rio Madeira, prática que causa degradação ambiental, compromete a qualidade da água e ameaça a fauna, a flora e as comunidades que dependem do rio para subsistência.
A Polícia Federal informou que as operações de fiscalização continuarão na região, com foco na repressão aos crimes ambientais e na identificação dos responsáveis pela exploração irregular de recursos minerais. O trabalho também busca enfraquecer a estrutura logística que sustenta a atividade ilegal na Amazônia.
Comentários: