Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Geral

Parlamento aprova criação das Centrais Integradas de Alternativas Penais em Rondônia

Projeto de lei tem objetivo de fortalecer medidas alternativas ao encarceramento.

Notícias de Porto Velho
Por Notícias de Porto Velho
Parlamento aprova criação das Centrais Integradas de Alternativas Penais em Rondônia
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Rondônia passará a ter as Centrais Integradas de Alternativas Penais, setor ligado à Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). A medida está prevista no Projeto de Lei 843/2025, aprovado pelos deptuados estaduais na última semana, em sessão extraordinária, e tem como objetivo acompanhar e implementar medidas judiciais distintas da prisão.

De iniciativa do Poder Executivo, a proposta não ocasionará aumento de despesas, por meio da realocação de servidores já lotados na Sejus. Conforme a justificativa apresentada, a iniciativa garante a continuidade dos serviços e a atuação de equipes multidisciplinares, assegurando um acompanhamento mais eficaz e humanizado de pessoas submetidas a medidas alternativas.

O texto aprovado também prevê maior integração entre o Poder Executivo, o Poder Judiciário e demais órgãos do sistema de justiça criminal, possibilitando o aprimoramento do monitoramento e da avaliação das alternativas penais. O foco é reduzir a reincidência, racionalizar recursos públicos, garantir dignidade às pessoas atendidas e promover mais segurança à sociedade.

Leia Também:

Segundo o governo, a regulamentação da política será sustentada com recursos já previstos em convênio firmado com o Ministério da Justiça, garantindo sua execução até 2026.

O projeto foi aprovado pelos deputados presentes e seguiu para sanção governamental.

As sessões da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) podem ser acompanhadas presencialmente, pelo canal TV Assembleia (7.2) ou pelo YouTube. Mais informações sobre os projetos e as votações estão disponíveis no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl) e no site oficial da Alero.

 

Texto: Ivanete Damasceno | Jornalista Secom ALE/RO

FONTE/CRÉDITOS: Felipe Astor Martins da Costa Nova
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!