Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Sabado, 06 de Dezembro de 2025

Justiça

Moraes retalia Espanha por não extraditar blogueiro bolsonarista

Ao suspender a extradição de um búlgaro, solicitada pela Espanha, o ministro do STF alegou desrespeito ao requisito da reciprocidade

Notícias de Porto Velho
Por Notícias de Porto Velho
Moraes retalia Espanha por não extraditar blogueiro bolsonarista
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Após a Justiça da Espanha rejeitar o pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu suspender a extradição de um búlgaro preso por tráfico de drogas a pedido do governo espanhol.

Moraes justificou a retaliação alegando que o governo espanhol desrespeitou o requisito da reciprocidade.

“Em matéria extradicional, é pacífico o entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido da exigibilidade da reciprocidade pelo país requerente, sendo que, a ausência deste requisito obsta o próprio seguimento do pedido”, escreveu o magistrado na decisão.

Leia Também:

O ministro do STF também mandou os ministérios da Justiça e das Relações Exteriores notificarem a representação diplomática do Governo da Espanha.

Moraes ordenou que o embaixador espanhol “preste informações em cinco dias, comprovando o requisito da reciprocidade, em especial do caso citado anteriormente”.

Quem é o búlgaro que ficará no Brasil

A decisão de Moraes é referente ao búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, preso em 18 de fevereiro em Mato Grosso do Sul.

Na Espanha, ele é acusado pelo crime de tráfico de drogas.

Com a suspensão da extradição, Moraes concedeu ao acusado o direito a prisão domiciliar.

Espanha vê “motivação política”

A Justiça da Espanha rejeitou na terça-feira, 15, um pedido do Supremo Tribunal Federal para extraditar o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que está foragido desde 2023.

De acordo com os juízes da Audiência Nacional Espanhola, a solicitação do governo brasileiro tem “evidente conexão e motivação política”. O Brasil recorrerá.

No entendimento dos espanhóis, o artigo 4º do Tratado Bilateral entre Brasil e a Espanha veda extradição em episódios de “crimes políticos ou conexos” e “quando o Estado tem fundados motivos para supor que o pedido foi feito com o intuito de perseguir ou castigar a pessoa, por motivos de raça, religião, nacionalidade ou opiniões políticas”.

“Se a extradição for concedida, haverá um alto risco de que a situação do réu no processo penal no Brasil pode ser agravada em razão de suas opiniões políticas e sua adesão a uma ideologia particular dessa natureza”, diz trecho da decisão.

Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes encaminhou o pedido de extradição de Eustáquio ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O blogueiro bolsonarista é acusado de usar o perfil da própria filha, de 16 anos, para promover uma campanha virtual contra o delegado da Polícia Federal (PF) Fábio Shor.

  •  
Comentários:
Notícias de Porto Velho

Publicado por:

Notícias de Porto Velho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!