Portal de Notícias - Sua fonte de notícias na cidade de ...

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025

Geral

Maioria defende enquadrar facções criminosas como terroristas, diz Genial/Quaest Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/maioria-defende-enquadrar-faccoes-criminosas-como-

Pesquisa feita após megaoperação policial que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro mostra que brasileiros também defendem maior rigor penal contra o crime Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/maioria-defende-enquadrar-faccoes-criminosas-como-terroristas-diz-genial-quaest/

Notícias de Porto Velho
Por Notícias de Porto Velho
Maioria defende enquadrar facções criminosas como terroristas, diz Genial/Quaest   Leia mais em: https://veja.abril.com.br/brasil/maioria-defende-enquadrar-faccoes-criminosas-como-
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma recente sondagem realizada pela Genial / Quaest revela que a maioria dos brasileiros defende a ideia de enquadrar as facções criminosas como organizações terroristas, com base em marcos jurídicos normalmente reservados ao terrorismo.

A pesquisa foi feita logo após a megaoperação policial que resultou na morte de 121 pessoas, fato que catalisou o debate sobre o poder das facções no país e a reação do Estado.

Entre os pontos centrais levantados estão:

Leia Também:

  • A percepção de que as facções atuam de forma organizada, violenta e com impacto coletivo, o que justifica a aplicação de legislação mais severa.

  • O apoio majoritário da população para que atos praticados por grupos como essas redes tenham enquadramento semelhante ao de ataques terroristas.

O resultado da pesquisa traz à tona um cen ário de pressão popular por medidas mais duras no combate ao crime organizado, concomitantemente ao debate sobre garantias constitucionais, direitos humanos e o papel do Estado no uso da força.

O tema deve ganhar repercussão nos próximos meses, sobretudo em fóruns legislativos, judiciais e no âmbito da segurança pública federal e estadual.

FONTE/CRÉDITOS: Felipe Astor Martins da Costa Nova
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!