A Escola Municipal Cruzeiro do Norte, localizada na Linha 21, em Cacoal, está sendo contemplada com a construção de mais três salas de aula. A obra está sendo executada por meio de convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com recursos viabilizados pelo deputado estadual Cirone Deiró.
A instituição atende cerca de 200 alunos, sendo 148 do Ensino Infantil e Fundamental, e 40 do Ensino Médio. A maioria dos estudantes é oriunda de famílias de origem pomerana. “É mais uma escola que está sendo ampliada com recursos que conseguimos junto ao Governo do Estado, com o apoio do governador Coronel Marcos Rocha”, destacou o deputado Cirone.
Estão sendo investidos aproximadamente R$ 346 mil na obra. De acordo com a diretora da escola, Luciene Felipe Lagasse, a implantação do Ensino Médio gerou a necessidade de ampliação da estrutura física. “A construção das novas salas proporcionará uma melhoria significativa no processo de ensino-aprendizagem, pois oferecerá um ambiente mais confortável para o desenvolvimento das atividades educacionais dos estudantes”, afirmou.
Além do ensino tradicional, a escola mantém uma horta comunitária, em parceria com a população local, onde é desenvolvido o projeto Temperos Naturais. A iniciativa produz e comercializa produtos ao longo do ano. “O cultivo da horta contribui para uma alimentação mais saudável e ainda incentiva os alunos no segmento orgânico”, destacou a diretora. Ela também ressaltou que um dos objetivos da escola é valorizar a cultura pomerana, presente na maioria das famílias atendidas pela instituição.
O vereador Zivan Almeida, que fez a solicitação da obra ao deputado Cirone, informou que a previsão de conclusão é de até 60 dias. “Essa ampliação é um pedido antigo de profissionais, pais e alunos da escola, e agora está se tornando realidade, graças à parceria com o deputado Cirone, o prefeito Adailton Fúria e o governador Marcos Rocha”, disse o vereador. Ele acrescentou ainda que a escola é hoje uma referência em Cacoal, tanto pelo incentivo à cultura pomerana quanto pela produção e comercialização de produtos naturais.
Texto: Eli Batista – jornalista
Comentários: